Ferrovial Serviços obtém a licença para comercializar o composto orgânico Terramais

Composto Terramais é utilizado no setor da agricultura para adicionar nutrientes a solos deficitários.
Ferrovial Serviços obtém a licença para comercializar o composto orgânico Terramais
2016-04-04
-
A Ferrovial Serviços obteve a licença de comercialização do composto Terramais, um corretivo orgânico de depuração de lamas, resultante de um processo de tratamento de resíduos orgânicos através de compostagem. Rico em matéria orgânica, é utilizado na agricultura, adicionando nutrientes aos solos deficitários. 

Neste momento o Terramais é vendido a granel, em grandes quantidades, e está dirigido a agricultores com culturas de média e grande dimensão.

O processo de pesquisa e desenvolvimento teve uma duração de mais de dois anos, tempo investido na melhoria de métodos e técnicas decisivas para alcançar a qualidade final do composto. O Terramais encontra-se armazenado no Ecoparque da Carregueira , na Chamusca, onde a Ferrovial Serviços faz a gestão de resíduos desde 2013.

Desenvolvida em Portugal, esta é uma área de negócio com enorme potencial para ser replicada noutros países, em particular em regiões cujos solos são deficitários em matéria orgânica, conseguindo-se produzir um composto de grande qualidade, com investimentos reduzidos.  Não só cumpre  com as últimas políticas ambientais relacionadas com a Economia Circular como permite complementar a atividade da Ferrovial Serviços, acrescentando valor através do tratamento de resíduos orgânicos, transformando-os num produto que será reutilizado como fator de produção.