Ferrovial Serviços substitui iluminação pública em Leiria e Gaia

A colocação de novas luminárias "amigas do ambiente" em Leiria e Gaia já foi concluída pela Ferrovial Serviços.
Ferrovial Serviços substitui iluminação pública em Leiria e Gaia
2018-07-31
-

A Ferrovial Serviços substituiu nos últimos meses as luminárias da zona urbana de Leiria por lâmpadas com tecnologia LED. O investimento da Autarquia de mais de 948 mil euros na substituição de 6.573 lâmpadas por luminárias "amigas do ambiente” prevê um retorno dentro de cinco anos. A remodelação da iluminação pública para tecnologia LED foi realizada na zona urbana da cidade, estendendo-se ainda a parte das freguesias de Parceiro e Marrazes.

Com esta alteração, o Município de Leiria pretende contribuir para a melhoria da eficiência energética global da iluminação pública no concelho, de forma a alcançar e, até mesmo, superar os objetivos fixados pela política de eficiência energética em Portugal.  Para além disso, o Município pretende reduzir as emissões de CO2, de cerca de 474.000 ton/ano para cerca de 154.000 ton/ano, e o consumo de energia estimado em cerca de 63,2%.

O Município de Vila Nova de Gaia também aderiu à tecnologia LED, trocando a iluminação de uma parte da sua cidade. Ao abrigo de um contrato de serviços energéticos, com a duração de 12 anos, adjudicado a um agrupamento liderado pela Ferrovial Serviços, as  zonas intervencionadas foram as circundantes ao Monte da Virgem, onde está situado um dos três maiores hospitais públicos do norte do país - Centro Hospitalar Gaia/Espinho - e parte do Bairro da Vila D’Este.

Este projeto representou a substituição de 946 luminárias, 218 das quais equipadas com sistema de telegestão, permitindo ao Município de Gaia diminuir a sua fatura de energia elétrica com a iluminação pública em 70%. A colocação destas novas luminárias representa um importante salto qualitativo na iluminação pública existente nesta zona, tendo sido melhorados substancialmente os níveis de iluminação, apesar da redução de consumo.

Por sua vez, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa também escolheu a Ferrovial Serviços para a substituição da iluminação exterior das suas instalações.
O objetivo desta intervenção consistiu na substituição de toda a iluminação exterior e de fachada, num total de 217 pontos de luz, desde os sinalizadores de caminhos, projetores de fachada, aos candeeiros que iluminam os parques exteriores de estacionamento.