Município de Vouzela e Ferrovial Serviços firmam contrato de eficiência energética

A Ferrovial Serviços vai melhorar a eficiência da iluminação pública de Vouzela.
Município de Vouzela e Ferrovial Serviços firmam contrato de eficiência energética
2017-01-10
-
O Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, e o Administrador da Ferrovial Serviços, Tiago Borges, assinaram no passado dia 9 de Janeiro o contrato de gestão de eficiência energética que prevê a implementação de medidas de melhoria no sistema de iluminação pública do concelho de Vouzela.

A Ferrovial Serviços vai proceder à substituição das 6764 luminárias de Vouzela, o que se traduzirá numa redução muito significativa dos custos com a iluminação pública, sem qualquer investimento por parte do Município.

Atualmente, o custo com a iluminação pública é de cerca de 290 mil euros ano. Com esta nova tecnologia LED, vai permitir a redução de consumos na ordem dos 70%. Na realidade, somando os custos com a prestação do serviço da ESE e os custos de energia, o Município obterá uma poupança anual de 72 mil euros, ou seja cerca de 6 mil euros/mês. O contrato celebrado é de 12 anos, o que faz com que a poupança total possa ascender a cerca de 860 mil euros.

Este projeto de eficiência energética é um dos primeiros em Portugal. Não só trará vantagens muito significativas no que diz respeito à redução de custos, mas também na modernização e melhoria da qualidade de iluminação pública. Para além disso, haverá uma maior redução da emissão de gases com efeito de estufa, tornando o concelho de Vouzela mais ecológico e ambientalmente responsável.