A evolução para a economia circular através da consciencialização ambiental

A economia circular é um modelo fundamental no combate às alterações climáticas. Em 2017, a UE definiu metas ambiciosas de reciclagem para os seus Estados membros, realçando que a gestão eficiente de resíduos é o primeiro passo para uma economia circular.
A evolução para a economia circular através da consciencialização ambiental
2019-02-15
-

A Ferrovial está a trabalhar na redução da sua pegada de carbono e estabeleceu a meta de reduzir as suas emissões em 32% até 2030. Para superar esse desafio, a empresa tornou-se parceira estratégica das grandes cidades e desenvolveu uma série de soluções, desde iniciativas de mobilidade sustentável, como o ZITY carsharing e o serviço de bikesharing de Barcelona, através de serviços energéticos para projetos de recuperação de resíduos. A empresa também está a promover atividades para aumentar a consciencialização ambiental e o envolvimento dos cidadãos.


Algumas iniciativas de consciencialização ambiental:

Centros de reciclagem e estações de tratamento de resíduos

No Planalto Beirão (Portugal), a empresa organiza visitas ao Centro de Tratamento de resíduos e workshops para as escolas da região. O Allerton Waste Recovery Park em Yorkshire (Reino Unido), que produz eletricidade suficiente para abastecer 40.000 casas, recebeu mais de 1.000 visitantes desde março de 2018 para visitas guiadas gratuitas de duas horas.


Escolas

Em Murcia (Espanha), o Município e a Ferrovial Servicios juntos oferecem juntos  palestras escolares e eventos que envolvem todos os cidadãos. Crianças de mais de 147 centros escolares participaram nestas conversas num ano. Para além disso, mais de 5.000 pessoas visitaram a sala de aula ambiental na estação de tratamento de resíduos de Cañada Hermosa.

O município de Tomares, em Sevilha, tornou-se o primeiro em Espanha a conquistar três prémios consecutivos da Golden Broom, este ano com o programa de sensibilização para crianças implementado através de escolas locais.


Participação dos cidadãos

Em Wrocław e Poznań (Polónia), a FBSerwis organiza o "Be Eco Citizen”, um concurso de arte para crianças e jovens com o tema de reciclagem e cuidados com o meio ambiente. Os projetos vencedores são votados pelos cidadãos através do site de um jornal local, e os trabalhos são depois expostos em espaços públicos.

Em Trafford (Reino Unido), a Amey lançou o "Recycle on the go", uma campanha para familiarizar as pessoas com os novos contentores de resíduos trio bins (com 3 compartimentos separados) instalados em áreas de grande tráfego pedonal e parques locais, para permitir que se possa reciclar enquanto se caminha. A iniciativa "Alimento para o pensamento", orientada para a separação de resíduos domésticos, foi criada para envolver os munícipes na separação dos resíduos orgânicos e na utilização adequada dos contentores.


Veja o vídeo aqui.