“A nossa prioridade número um é a segurança”, Fidel López, CEO da Ferrovial Servicios

A propósito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o Conselheiro Delegado da Ferrovial Servicios explica a estratégia, visão e prioridades sobre segurança e saúde que a empresa está a implementar com o objetivo de alcançar zero acidentes laborais.
“A nossa prioridade número um é a segurança”, Fidel López, CEO da Ferrovial Servicios
2020-04-27
-
A propósito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o Conselheiro Delegado da Ferrovial Servicios explica a estratégia, visão e prioridades sobre segurança e saúde que a empresa está a implementar. Para a Ferrovial Servicios, a segurança e a saúde são a prioridade número um. A pandemia mundial provocada pelo Covid-19 levou a que a empresa intensificasse os seus esforços no que diz respeito à segurança e saúde, quer para garantir a prestação de serviços essenciais, quer para assegurar em todos os momentos a proteção de todos os seus colaboradores.

"A nossa prioridade número um consiste em proteger a segurança dos nossos colegas e de todos os usuários dos nossos serviços. Voltar sãos e salvos a casa todos os dias é o primeiro objetivo de cada dia de trabalho. Nos últimos anos temos impulsionado de forma geral a segurança em todos os países onde trabalhamos para reduzir de forma substancial todos os índices de sinistralidade. Não obstante, temos que continuar a trabalhar com o objetivo de zero acidentes”, conclui Fidel López Soria. O principal objetivo da Ferrovial Servicios é desenvolver uma política de tolerância zero, em todos e em cada um dos nossos centros de trabalho, face a qualquer situação que possa provocar um potencial incidente.


Programa para reduzir acidentes em estradas: + VIAL

A atividade de manutenção de estradas envolve riscos e situações de perigo, por exemplo quando ocorrem acidentes de viação ou ao realizar obras de melhoria no pavimento sem que haja corte de circulação. É um serviço complexo que apresenta riscos adicionais, pois a segurança dos nossos colaboradores depende não apenas das suas decisões, mas também do comportamento dos condutores que usam a infraestrutura. Por esse motivo a Ferrovial Serviços implementou em Espanha o "+ VIAL”, um programa para reduzir os acidentes nas estradas constituído por profissionais de áreas multidisciplinares como a segurança, operações, compras, sistemas de informação ou inovação. Esta iniciativa está assente em três eixos: consciencialização, informação e formação; controlo e acompanhamento; e colaboração institucional.

Veja o vídeo aqui.