A tecnologia e o envolvimento do cidadão permitem melhorar a taxa de reciclagem em cerca de 40% de um distrito londrino

Na celebração da semana nacional de reciclagem no Reino Unido, foi apresentado recentemente um projeto piloto de inovação urbana implementado em Londres que colocou em relevo a possibilidade do aumento das taxas de reciclagem de resíduos orgânicos em 40%.
A tecnologia e o envolvimento do cidadão permitem melhorar a taxa de reciclagem em cerca de 40% de um distrito londrino
2018-09-20
-

Este projeto, derivado do design de um novo contentor inteligente denominado de "Bin Pal”, foi impulsionado pelo programa Londoners’ Lab, um projeto desenhado para melhorar a reciclagem de orgânicos, realizada pela Ferrovial Servicios juntamente com a Amey, a Greater London Authority, a University College London e a Future Cities Catapult.

O programa teve como objetivo apoiar o desafio da cidade de Londres e melhorar as suas taxas de reciclagem, em concreto aquelas relacionadas com os resíduos orgânicos domésticos. A Greater London Authority (administração que governa a área urbana da capital) tem como objetivo alcançar em 2030 uma taxa de reciclagem doméstica de 65%, e ser uma cidade livre de emissões de carbono em 20150. Os resíduos orgânicos são um desafio ambiental específico para a cidade: No Reino Unido são gerados 7 milhões de toneladas de resíduos orgânicos (comida, bebida…), e a deposição destes resíduos em aterro são particularmente prejudiciais para o ambiente.

Para aumentar a consciência e a participação dos cidadãos no que diz respeito à reciclagem, o programa Londoners’ Lab convidou-os a desenhar a iniciativa para as suas comunidades locais. O programa envolveu os cidadãos com a participação dos moradores no design da iniciativa. Através da utilização da tecnologia e de elementos visuais, alertaram-se os cidadãos para a importância da reciclagem dos restos dos alimentos, com a finalidade de aumentar a separação dos resíduos na sua origem.
(Veja aqui o Vídeo)

O programa foi realizado juntamente com o distrito de Ealing, assim como com um pequeno grupo de cidadãos, moradores, vereadores e investigadores que identificaram melhores práticas, realizaram workshops e promoveram iniciativas. Como resultado, uma equipa da University College de Londres desenvolveu um protótipo de contentor inteligente, denominado de "Bin Pal”, que foi implementado durante 3 meses num grupo de 43 famílias. Com esta tecnologia, a reciclagem de resíduos orgânicos aumentou em cerca de 38%.

O Conselheiro Mik Sabiers, Membro do Gabinete da Administração de Ealing para o Ambiente e Autoestradas, assegurou: "Estamos comprometidos em tornar a reciclagem mais fácil a todos os cidadãos e, ao mesmo tempo, fazer este distrito mais amigo do ambiente. Constatamos um aumento relevante das taxas de reciclagem na área onde foi realizado o projeto. A reciclagem é uma das principais áreas onde queremos melhorar, pelo que tentaremos replicar esta iniciativa noutras áreas do distrito.”

"Com uma taxa de reciclagem superior a 50%, o distrito de Ealing encontram-se entre os distritos com a melhor taxa de reciclagem de Londres; no entanto, estamos comprometidos em aumentar este rácio. O nosso objetivo é alcançar uma taxa de reciclagem de 60% para 2022 e estou convencido que projetos inovadores como o "Bin Pal” nos ajudarão a atingir estas metas.”

"Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados neste projeto piloto, que demonstra a importância de colocar os cidadãos no centro do design de soluções urbanas inovadoras. Estamos convencidos que existe uma oportunidade de melhorar as taxas de reciclagem a través do desenvolvimento conjunto de soluções com os grupos de interesse chave e que também sejam extensíveis a distritos de dimensões maiores."

                                                                                                   MARK SAUNDERS
                                   
DIRETOR DO CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA AS CIDADES DA FERROVIAL SERVIÇOS