A tecnologia, um aliado para aumentar a segurança no local de trabalho

A Ferrovial Servicios está a alavancar progressos tecnológicos na área da segurança no trabalho.
A tecnologia, um aliado para aumentar a segurança no local de trabalho
2019-04-11
-

A segurança no trabalho, um tema cada vez mais importante para as empresas, tem beneficiado do desenvolvimento de novas tecnologias, tais como a realidade virtual, wearables e diferentes aplicações móveis, para tornar o ambiente de trabalho mais seguro. A introdução  destas inovações tecnológicas para a proteção dos trabalhadores tem tido uma melhoria notável na redução da taxa de acidentes com afastamentos, estando mais perto do objetivo Zero Acidentes no trabalho.

A Ferrovial Servicios está a alavancar progressos tecnológicos na área da segurança no trabalho, desde a utilização de drones até à realidade virtual, para consciencializar sobre os riscos de um determinado trabalho através da simulação de possíveis acidentes em estradas ou ferrovias, extinção de incêndios e a sensação de estarem a conduzir sob fadiga.

A empresa está também a trabalhar na redução de tarefas que obrigam à presença física de trabalhadores em estradas e vias férreas, devido ao perigo que estas acarretam. Com a automatização de alguns processos, como  sinalizadores de emergência nas estradas, ou reparações das vias férreas, elimina-se a necessidade dos trabalhadores se colocarem em risco.

Para melhorar as condições de segurança e alcançar um ambiente de trabalho sem acidentes, entra em jogo a psicologia da segurança para entender os hábitos mais enraizados e também os mecanismos que a Ferrovial Serviços dispõe atualmente.

Veja o vídeo aqui.