CITRUP ganha contrato de Exploração da ETAR da LIPOR

A CITRUP será responsável pelo tratamento de cerca de 7.000 m3 de lixiviado da Lipor II e respetiva monitorização ambiental
CITRUP ganha contrato de Exploração da ETAR da LIPOR
2019-12-09
-

O Centro Integrado de Resíduos, Lda. - CITRUP - ganhou recentemente o contrato de exploração da estação de tratamento de águas residuais do aterro sanitário anexo à central de valorização energética da Lipor II. Durante sete meses, a CITRUP será responsável pelo tratamento de cerca de 7.000 m3 de lixiviado e respetiva monitorização ambiental, prevendo-se novo concurso público internacional para três anos, após o fim deste contrato.

Este contrato vem dar continuidade aos serviços prestados, durante mais de 20 anos, pela CITRUP na LIPOR, que consistiram na conceção, construção e exploração do Aterro Sanitário da Lipor II e que também incluíram o tratamento de lixiviado.


O tratamento de lixiviado na Lipor II
O lixiviado é o produto resultante da passagem da água nos aterros sanitários, recolhendo contaminantes provenientes dos resíduos.

As águas lixiviantes produzidas nos aterros da LIPOR (MAIA) são encaminhadas para a lagoa de homogeneização, sendo posteriormente submetidas a um processo de tratamento biológico para a redução da sua poluição.

Finalmente, passam por tratamento de ultrafiltração e osmose inversa, resultando em água limpa e lançada no Rio Leça.


Sobre a CITRUP
A CITRUP – empresa que pertence 70% à Ferrovial Serviços e 30% à SUMA - utiliza as mais avançadas tecnologias de controle e proteção do ambiente e da saúde pública.

Certificada desde maio de 2005 em Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança pelos referenciais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2008, OHSAS 18001:2007 / NP4397:2008, a CITRUP foi, também, a primeira empresa no setor de tratamento de resíduos em Portugal a ser certificada pelo referencial SA8000:2008 (responsabilidade social), desde julho de 2006.

Em 2006 foi considerada a melhor EcoPME no projeto UERN/CCDR-Norte, promovido pela União das Associações Empresariais da Região Norte e apoiado pelo Programa Operacional da Região Norte da CCDR-N.

Em junho de 2015, nas comemorações de 25 anos do IQNET - International Certification Network - recebeu o prémio de primeira empresa no país a ser certificada pela APCER.