EksoVest: um exoesqueleto para aumentar a segurança nas fardas de trabalho

No Reino Unido, a Amey, em colaboração com a Transport Scotland, está a testar um inovador exoesqueleto com operários que trabalham nas pontes de Forth, na Escócia, cujo objetivo é reduzir os riscos que envolvem as tarefas manuais.
EksoVest: um exoesqueleto para aumentar a segurança nas fardas de trabalho
2019-06-21
-

Este novo exoesqueleto, chamado EksoVest, é uma nova peça de trabalho de segurança que visa reduzir a probabilidade de lesões no local de trabalho.

O EksoVest é um farda de metal externo que reflete os elementos do esqueleto humano. Alimentado por uma série de molas, pesa 4,3 kg e suporta os braços dos trabalhadores, ajudando-os em tarefas manuais que exigem força acima da altura do peito, proporcionando assim entre 2,2 e 6,8 kg de assistência de elevação para cada braço, o que facilita o levantamento de objetos. O EksoVest é confortável para os operários usarem em todas as condições, permitindo total liberdade de movimento.

"O EksoVest não só tem a capacidade de melhorar fisicamente a segurança do nosso pessoal, mas visa reduzir a fadiga, o que levará a um aumento da produtividade e a uma redução na ausência por doença. No entanto, estamos nas etapas iniciais desta emocionante prova, que começou no início de abril de 2019, mas esperamos que esta tecnologia portátil melhore o bem-estar dos nossos trabalhadores ao facilitar o seu trabalho".
Mark Arndt
Representante da Empresa de Operações da Unidade Forth Bridges


O feedback obtido deste teste ajudará a criar e projetar novas tecnologias de forma  a que a equipa operacional da Amey possa contribuir para o processo de desenvolvimento. O teste do EksoVest está a ser observado também por outras empresas dentro Amey para ver qual o seu potencial de utilização para outras tarefas, como a recolha de resíduos ou a instalação de andaimes.