Entrevista a Fidel López Soria: “É perfeitamente compatível gerar poupanças e ser mais eficientes energeticamente”

Fidel López Soria, CEO da Ferrovial Servicios, visita a Universidade de Alcalá de Henares e explica a sua visão do contrato de eficiência energética assinado com a Universidade e a sua avaliação do setor no contexto europeu.
Entrevista a Fidel López Soria: “É perfeitamente compatível gerar poupanças e ser mais eficientes energeticamente”
2020-07-10
-
"A eficiência energética é um pilar básico da sustentabilidade. Vemos isto como um suporte à competitividade, pois ajudamos os nossos clientes a utilizar de forma mais eficiente os seus recursos, traduzindo as poupanças energéticas em poupanças económicas", afirma Fidel López.

"Devemos entender que a eficiência energética é um investimento necessário e que é essencial promover modelos de negócio que incentivem o investimento, por um lado, bem como a inovação e a melhoria contínua. A contribuição e a colaboração de todos os agentes - legisladores, administração pública, clientes particulares, consumidores e empresas de gestão de energia - são essenciais para reduzir a fatura energética de forma rápida e muito significativa, através da inovação, investimento e produção de serviços e produtos mais eficientes”, Fidel López, CEO da Ferrovial Servicios.

Um dos principais contratos que a empresa realiza em termos de eficiência energética é com a Universidade de Alcalá. Neste contrato foram substituídos pela tecnologia LED mais de 50.000 pontos de luz em edifícios e estradas para obter maior autonomia e potência de luz com um menor consumo, estimando-se uma poupança de quase 40 milhões de kWh ao longo do prazo do contrato. Esta colaboração contribuiu para que a Universidade de Alcalá fosse a primeira em Espanha a obter a certificação ISO 50001 pela gestão, manutenção e melhoria da eficiência e, também, o carimbo da Comissão Nacional de Energia em que todo o consumo na Universidade vem de energias renováveis.

Veja o vídeo aqui.