Ferrovial Servicios lança um Centro de Controle de Energia com alcance internacional

O Centro de Controle de Energia é um espaço de trabalho de colaboração a nível internacional que centraliza a gestão energética e o Know-how de diversos contratos da Ferrovial Servicios.
Ferrovial Servicios lança um Centro de Controle de Energia com alcance internacional
2019-02-01
-

A Ferrovial Servicios lançou o Centro de Controle de Energia, um espaço de trabalho de colaboração a nível internacional que centraliza a gestão energética e o know-how de diversos contratos da empresa. Através deste Centro, irá fazer-se uma gestão centralizada de instalações como Centros de tratamento de resíduos, iluminação pública, facilities e edifícios.

Este Centro está inserido em vários países onde a Ferrovial Servicios opera. Na Austrália começou-se a trabalhar com instituições como o Hospital de Austin; enquanto em Espanha se está a organizar a gestão de energia de instalações como o Hospital Príncipe das Astúrias de Alcalá de Henares e a iluminação pública de municípios como Guadalajara ou Águilas.

No centro de Controle de Energia são geridos mais de 4.000 pontos de fornecimento e são analisados 316 GWh de energia através de 2.500 dispositivos. Durante o primeiro ano, a Ferrovial Servicios conseguir poupar 4% de energia nas instalações que geriu através da melhoria do rendimento de equipamentos de geração térmica, deteção de consumos fora de horário ou a otimização e controlo da iluminação pública, entre outros.

Atividades do Centro de Controle de Energia:
Dentro das atividades do Centro de Controle de Energia, destacam-se a gestão e previsão de consumos e custos energéticos, a otimização de tarifas e potências contratadas, o aconselhamento na contratação energética e gestão de riscos derivados da flutuação do preço da energia, acompanhamento da poupança, etc. Isto está a ser usado em todos os contratos de serviços energéticos, e em diferentes contratos de facility management, tratamentos e serviços desportivos. Estes serviços podem ser propostos a clientes que possam estar interessados em melhorar a gestão do seu consumo e custo energético.

Hefesto, um software para melhorar a eficiência energética
Cada centro trabalha com diferentes tipos de software. Entre estes encontra-se Hefesto, uma ferramenta para a gestão energética que integra os dispositivos de telemetria com uma base de dados própria da Ferrovial Servicios que está otimizada para o tratamento rápido de dados e é independente do sistema de gestão. Hefesto está preparado para conectar qualquer tipo de dispositivo, lidar rapidamente com grandes volumes de informação num ambiente altamente visual e user friendly. Tudo isto com o objetivo de oferecer aos seus clientes a melhor assessoria na gestão de energia.



Veja o vídeo aqui.