Ferrovial Serviços apoia reabilitação do Miradouro da Fraga do Puio

Ministro do Ambiente inaugurou o novo Miradouro em Picote, destruído pelos incêndios em 2017.
Ferrovial Serviços apoia reabilitação do Miradouro da Fraga do Puio
2019-06-03
-

No dia 1 de junho, o novo Miradouro da Fraga do Puio, em Picote, foi inaugurado pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Dr. João Matos Fernandes, numa cerimónia que ficou na memória de todos os presentes. A Junta de Freguesia de Picote viu, assim, um dos seus grandes objetivos concretizados, com a reconstrução deste local emblemático do concelho de Miranda do Douro e que foi destruído pelos incêndios em 2017. Este projeto contou com o apoio da Ferrovial Serviços, no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa.

A Fraga do Puio é um miradouro natural sobre o rio Douro, instalado sobre um afloramento granítico, que se precipita quase na vertical para o rio, sendo um dos três geossítios com relevância nacional para paisagens fluviais de tipo canhão. Ponto de visita obrigatória para todos os que passam pela aldeia, pela espetacularidade da paisagem que proporciona, o novo Miradouro consiste numa nova plataforma construída em ferro, madeira e vidro, com um desenho arrojado e integrado na envolvente, dando uma ideia de continuidade da paisagem. Agora, com mobiliário urbano, nomeadamente, um binóculo, uma mesa de interpretação da paisagem, bancos, papeleiras, um espaço de leitura e algumas amendoeiras, esta intervenção já está disponível para todos, com melhores condições de observação da paisagem e, seguramente, com maior segurança.

Licenciado pelas diversas entidades com competência no território, o Município de Miranda do Douro e o ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a reconstrução desta atração turística teve o apoio da Ferrovial Serviços e de outros importantes parceiros e mecenas, nomeadamente da Autarquia de Miranda do Douro, da EDP-Gestão de Produção de Energia, da REN-Redes Energéticas Nacionais, da Fundação Manuel António da Mota, da Delta Cafés e da Vidraria Brigantina.

O Miradouro da Fraga do Puio, em território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, integra a rede de miradouros do Parque Natural do Douro Internacional, por onde passam, anualmente, milhares de turistas. Em menos de dois meses, mais de cinco mil pessoas já visitaram o renovado Miradouro.


Veja o vídeo da inauguração aqui.