Ferrovial Serviços apresenta projetos inovadores para implementação nacional no Portugal Smart Cities Summit

Feira Internacional de Lisboa junta as maiores empresas na área da Inovação de 21 a 23 de maio.
Ferrovial Serviços apresenta projetos inovadores para implementação nacional no Portugal Smart Cities Summit
2019-05-21
-

A Ferrovial Serviços estará presente nos próximos dias no Portugal Smart Cities Summit, um evento de referência nacional onde se debatem soluções e projetos inovadores para as cidades. A decorrer de 21 a 23 de maio, na FIL, em Lisboa, este evento junta as maiores empresas na área da Inovação e conta com a presença de cerca de 12.000 visitantes.

Como empresa de referência internacional na prestação de serviços integrais para infraestruturas e cidades, e com um Centro de Excelência de Cidades, a Ferrovial Serviços apresentará algumas soluções já aplicadas a nível nacional, assim como outras testadas em diferentes geografias e preparadas para implementar em Portugal, nomeadamente:

• Sistemas Inteligentes de gestão de serviços e infraestruturas
• Redes IoT para a otimização de rotas e recursos de recolha de resíduos
• Centro de Controlo de Energia
• Soluções de inovação aberta (open innovation)
• Soluções de mobilidade partilhada

O Centro de Controlo de Energia permite à Ferrovial Serviços, com o suporte de uma solução própria - HEFESTO - monitorizar, gerir, antecipar e otimizar os consumos energéticos dos seus clientes, com poupanças significativas no consumo de energia muitas das quais se conseguem sem necessidade de investimentos adicionais.

De destacar, particularmente, o recentemente adjudicado projeto Smart City de Tomar o qual, assente nas poupanças conseguidas através da implementação de um sistema de iluminação pública conectada LED, permitirá financiar a instalação de um sistema de inteligência artificial para a gestão de serviços no município assim como uma rede de comunicações LoRaWAN que cobrirá todo o território do concelho. Esta rede agregará depois todos os serviços que o município decida desenvolver no futuro, estando assegurada a sua gestão centralizada e coordenada através do sistema de inteligência artificial instalado. Trata-se de um projeto pioneiro no país e será apresentado no dia 23 de maio, no Portugal Smart Cities Summit, pela Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Dra. Anabela Freitas.

Com uma assinalável experiência em dotar as cidades de soluções que lhes permitam ir cada vez mais ao encontro das necessidades dos seus cidadãos, a Ferrovial Serviços vê o Portugal Smart Cities Summit como uma oportunidade para se refletir sobre a organização do território, os serviços que nele são prestados, a conectividade de infraestruturas e o envolvimento dos cidadãos para que, de forma sustentável, as cidades se assumam como um polo de atração de pessoas e de negócios. Ou seja, se assumam como uma Smart City.