Ferrovial Serviços ganha contrato para fazer de Tomar uma Smart City

Projeto pioneiro de iluminação pública inteligente e conectada abrange cerca de 14 mil luminárias na cidade de Tomar
Ferrovial Serviços ganha contrato para fazer de Tomar uma Smart City
2019-07-03
-

A Ferrovial Serviços e a Câmara Municipal de Tomar assinaram recentemente um contrato, com a duração de 16 anos, designado por Smart City Tomar, que fará da cidade uma referência na gestão inteligente dos recursos e território, e no envolvimento dos cidadãos.

Trata-se de um projeto que inclui a iluminação pública inteligente e conectada, e o desenvolvimento de quatro pilotos, nomeadamente de monitorização da utilização de bocas de incêndio, da qualidade do ar e da água, dos níveis de cheias do rio Nabão e a implementação de um software de inteligência artificial para gerir todo o sistema. Este software irá servir-se de uma rede LoRaWAN que será instalada para a gestão de todas as comunicações IoT.

O projeto Smart City Tomar capitaliza as poupanças conseguidas através da implementação de um sistema de iluminação pública conectada LED, abrangendo cerca de 14 mil luminárias, com as quais financiará a instalação de uma solução de inteligência artificial para a gestão de serviços no município. Através de uma rede de comunicações LoRaWAN, que cobrirá todo o território do concelho, o Município de Tomar não só irá comandar as várias soluções desenvolvidas no projeto, como também poderá agregar serviços a desenvolver e a integrar no futuro, indo ao encontro das necessidades dos seus cidadãos, departamentos e território.

Como empresa de referência internacional na prestação de serviços integrais para infraestruturas e cidades, e com Centros de Excelência de Cidades e de Energia e FM, a Ferrovial Serviços conta, já, com uma assinalável experiência em dotar as cidades de soluções que lhes permitam ir, cada vez mais, ao encontro das necessidades dos seus cidadãos, transformando-as em Smart Cities.