Ferrovial Serviços ganha novamente o concurso público de recolha de resíduos na Maia

Maiambiente renova parceria de serviços urbanos com a Ferrovial Serviços por mais oito anos
Ferrovial Serviços ganha novamente o concurso público de recolha de resíduos na Maia
2021-09-15
-
A Ferrovial Serviços foi, novamente, a empresa adjudicatária do concurso público de serviços de recolha porta-a-porta e recolha em contentores de via pública no Município da Maia. O contrato, com a duração de oito anos, foi celebrado entre a Ferrovial Serviços e a Maiambiente – Empresa Pública Municipal responsável pela remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, recolha seletiva de materiais recicláveis e manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos, no concelho da Maia.

Desde outubro de 2012 que a Ferrovial Serviços faz a recolha de resíduos nas freguesias de Águas Santas e Pedrouços, do Município da Maia, pioneiro na recolha seletiva porta-a-porta das frações de plástico, papel/cartão e vidro, e também da fração alimentar. A empresa faz, ainda, a recolha de resíduos em contentores de proximidade (molok e ecopontos), a lavagem e manutenção dos contentores e a remoção de monstros na sua envolvente.

Em 2020, a Ferrovial Serviços teve diariamente ao serviço do município da Maia uma equipa de 36 Colaboradores e recolheu 1.667 toneladas de embalagens de plástico e metal, 1.632 toneladas de papel/cartão, 1.249 toneladas de vidro, 75 toneladas de resíduos alimentares e 19.796 toneladas de resíduos indiferenciados.
Este novo contrato vem alargar a área de intervenção da Ferrovial Serviços, passando a servir cerca de 67.000 habitantes, ou seja, 49% da população Maiata. Para além de Águas Santas e Pedrouços, incluem-se, agora, as freguesias de Milheirós, Nogueira, S. Pedro de Fins, Folgosa e parte de Silva Escura, que representam 44% da área do Município da Maia. 

A nova frota que integra oito viaturas de recolha movidas a GNC, dois ampliroll c/ grua movido a GNC e duas viaturas ligeiras de mercadorias está equipada com um sistema de monitorização para leitura dos contentores recolhidos, com vista ao projeto da Maiambiente "Recicle mais, pague menos”, inserido no programa PAYT (Pay as You Throw). 

Com uma equipa de 45 profissionais especializados em serviços de recolha de resíduos, a adjudicação deste contrato, por mais oito, anos vem dar continuidade aos serviços prestados pela Ferrovial Serviços para a Maiambiente, reforçando a confiança do cliente na qualidade dos trabalhos executados.