Ferrovial Serviços obtém certificação do “Protocolo de atuação face à COVID-19” da AENOR

AENOR certifica protocolos e boas práticas desenvolvidos pela Ferrovial Serviços para garantir uma atividade segura nos seus escritórios de Lisboa e Porto, assim como nos seus diferentes sites, transmitindo assim segurança e confiança aos seus colaboradores e stakeholders.
Ferrovial Serviços obtém certificação do “Protocolo de atuação face à COVID-19” da AENOR
2021-01-11
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A Ferrovial Serviços foi a primeira empresa em Portugal a ser certificada pelos seus protocolos face à COVID-19, pela entidade certificadora AENOR. A certificação das suas boas práticas de prevenção na mitigação da COVID-19 nos escritórios centrais de Lisboa e do Porto, assim como nos diferentes sites, garante, desta forma, que estão a ser aplicadas medidas eficazes que contribuem, de forma contínua, para a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade local

Paralelamente, esta certificação mostra que a Ferrovial Serviços cumpre com as diretrizes emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), pelo Ministério da Saúde e outras entidades competentes, no que diz respeito à prevenção e higiene face à COVID-19. Esta certificação tem validade anual, com revisões de seguimento trimestrais, que visam garantir a atualização dos protocolos, ao longo das diferentes fases da Pandemia.

A avaliação rigorosa realizada pela AENOR valoriza aspetos como a gestão de riscos; a gestão da saúde; a formação, informação e consciencializações desenvolvidas; as medidas organizativas (controlo da capacidade de pessoas e distâncias obrigatórias) e de proteção (utilização de material de proteção individual), assim como boas práticas de limpeza e higiene, entre outras.

A Ferrovial Serviços dispõe de um Plano de Contingência, com as medidas a implementar face à COVID-19, que garante a continuidade de negócio, assegurando, assim, o excelente desempenho da organização. Esta Certificação vem reforçar a confiança sobre a eficácia do protocolo empresarial perante os colaboradores, clientes e todos os utilizadores das instalações, sendo um fator chave para a retoma da normalidade e regresso aos locais de trabalho em segurança. 

Para Diana Moreira, Responsável do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Ferrovial Serviços "a consciencialização dos colaboradores foi uma prioridade, comunicando os procedimentos e instruções sobre a COVID-19, assim como a implementação de medidas organizativas como limitar as zonas comuns, entregar Equipamentos de Proteção Individual a todos os colaboradores (máscaras e luvas) ou ter à disposição de todos álcool gel, entre outras medidas." 

Este certificado dá o aval à efetividade das medidas que se estão a aplicar na empresa e, paralelamente, confirma que são cumpridas as diretrizes dos organismos nacionais em matéria de prevenção e higiene face à COVID-19.


Sobre a AENOR 

A AENOR Portugal é uma filial da entidade certificadora AENOR, líder no mercado da certificação em Espanha, que identifica e ajuda a corrigir as lacunas de competitividade das empresas, setores do tecido económico, contribuindo para a transformação da sociedade, criando confiança nas organizações e nas pessoas. 
Como entidade global desenvolve operações em 90 países em atividades de certificação, verificação, validação, inspeção, análise, formação e serviços de informação. Atualmente, mais de 82.000 centros de trabalho têm um dos certificados da AENOR em campos como a Gestão da Qualidade, Sustentabilidade, Saúde e Segurança no Trabalho, Digitalização, Bem-estar Animal, Verificação de Informação não Financeira ou Compliance