Ferrovial Serviços participou no Seminário da APEMETA sobre a "Gestão de Resíduos e Efluentes Não Urbanos"

A utilização de lamas de ETAR na agricultura nacional foi discutida numa mesa redonda, moderada por Rui Berkemeier.
Ferrovial Serviços participou no Seminário da APEMETA sobre a "Gestão de Resíduos e Efluentes Não Urbanos"
2018-10-26
-

A Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais – APEMETA – realizou no dia 25 de outubro, no Hotel Vila Galé Porto, o Seminário subordinado ao tema "Gestão de Resíduos e Efluentes Não Urbanos”.

A Ferrovial Serviços esteve presente neste evento com a participação de Ricardo Silva (Responsável do Departamento de Valorização Orgânica), na mesa redonda "Economia Circular nos Resíduos Não Urbanos”, cuja moderação esteve a cargo de Rui Berkemeier, Especialista de resíduos da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Ricardo Silva abordou a temática da utilização de lamas na agricultura em Portugal, área onde a Ferrovial Serviços é pioneira e referência nacional no desempenho desta atividade. Foi ainda abordada a forma como as e-GAR ajudam na clarificação e rastreabilidade das lamas de ETAR, e a problemática dos licenciamentos para a valorização agrícola direta, que demoram mais tempo muito do que é previsto, causando consequências para a atividade.

Neste debate participaram, ainda, Alexandre Seiça (Revalor), com a discussão sobre os resíduos industriais, Regina Lamoso (Ambimed) sobre os resíduos hospitalares, e Inês Mateus (APA) sobre os resíduos perigosos.

O programa focou-se, ainda, em temas como a estratégia nacional para os efluentes agropecuários e agroindustriais, a reciclagem de plásticos e a produção de granulados.