Ferrovial Serviços renova as certificações ISO9001 e ISO14001

As auditorias da renovação das certificações ISO9001 e ISO14001 foram acompanhadas pela mudança de entidade certificadora, agora TUV Austria Iberia
Ferrovial Serviços renova as certificações ISO9001 e ISO14001
2021-02-24
-

As certificações do sistema de Qualidade e Ambiente ISO9001:2015 e ISO14001:2015, agora renovadas à Ferrovial Serviços pela entidade certificadora TUV Austria Iberia, até janeiro de 2023, representam um reconhecimento externo sobre a boa gestão da organização.

Os Sistemas de Gestão são ferramentas que permitem gerir os riscos, garantir o cumprimento de requisitos ambientais e do cliente, e melhorar. Por isso, a Ferrovial Serviços pretende continuar a dispor de certificações que reflitam e expressem as capacidades da empresa, neste caso, garantindo a qualidade dos serviços prestados causando o menor impacto possível no ambiente.

Para Elisabett Russo - Diretora do Departamento da Qualidade e Ambiente da Ferrovial Serviços - "a ampla experiência, a formação e a capacitação contínua fazem da Ferrovial Serviços, com os seus mais de 1.800 Colaboradores, um parceiro profissional em todos os assuntos relacionados com a segurança técnica, a qualidade e a proteção do ambiente. Além disso, estamos sempre atentos aos requisitos do cliente e outras partes interessadas que nos levem a obter outras certificações que para eles possam ser relevantes, e que acrescentem valor aos serviços que prestamos. Perseguimos objetivos ambiciosos para prosperar adequadamente, cujo acompanhamento se vai realizando através de um Programa Anual de Objetivos, Metas e Ações entre outras ferramentas de melhoria contínua estabelecidas."

A nível geral, os pontos positivos reconhecidos pela entidade certificadora TUV Austria Iberia que deram lugar à renovação das certificações ISO 9001 e ISO 14001 foram os seguintes:
- Conhecimento do negócio;
- Disponibilidade, envolvimento e competência evidenciada pelos colaboradores ;
- Fidelização dos clientes;
- Nível de satisfação dos clientes;
- Ausência de situações de emergência ambiental.

Sobre o processo de auditorias em tempos de pandemia COVID-19, Elisabett Russo considera que "no atual contexto da organização e da análise das partes interessadas, ser uma empresa cumpridora é a melhor garantia", referindo ter sido um desafio enfrentar diversas auditorias, internas e externas incluindo auditorias de 2ª parte (do cliente), recorrendo à via remota com diferentes sistemas informáticos e tecnologias. Acrescenta, ainda, a importância em contar com certificadoras acreditadas a nível nacional e internacional, como a TUV Austria Iberia, referindo que "a colaboração adequada faz toda a diferença”.

As Certificações ISO9001 e ISO 14001 podem ser consultadas aqui.