Programas corporativos de segurança laboral para reduzir a zero os acidentes

A Ferrovial Serviços aposta em melhorar a segurança laboral em todas as geografias em que opera.
Programas corporativos de segurança laboral para reduzir a zero os acidentes
2018-12-12
-

A Amey no Reino Unido e a Broadspectrum na Austrália, contam com dois programas corporativos focados em reduzir a zero os acidentes laborais e melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Safe for Life, segurança para mais de 14.000 colaboradores na Austrália e Nova Zelândia.

A Broadspectrum, através do seu programa Safe for Life, em que participam mais de 14.000 colaboradores, está focada em melhorar aspetos relacionados com a saúde, a segurança e o ambiente para os colaboradores da empresa, tanto na Austrália como na Nova Zelândia. O programa de segurança e saúde no trabalho baseia-se em quatro áreas principais: Liderança visível e tangível; Comunicação eficaz; Competência e controlo de riscos; e capacidade de adaptação organizacional e pessoal.

Veja o vídeo aqui.

O programa tem como base a comunicação e a consciencialização, tanto por parte dos líderes da empresa como dos restantes membros da equipa. Além disso, a comunicando de maneira eficaz, incentiva à responsabilidade e à interação das pessoas, melhorando certos âmbitos da vida profissional. Safe for Life tem muito a ver com a forma como os colaboradores cuidam de si próprios e dos seus colegas, e a verdadeira razão para cuidar dos demais e de si mesmos é poder disfrutar ao máximo das suas vidas.

Veja o vídeo aqui.

Zero Code, um código de conduta para reduzir acidentes no Reino Unido

No Reino Unido, a Amey conta com o programa de segurança laboral Zero Code que consiste num código de trabalho que ressalta as principais atitudes que todos os operários devem ter para se protegerem e protegerem os demais de qualquer dano. Este programa baseia-se em quatro princípios: pronto para atuar, equipamento, juntar-se ao plano e estar alerta. Quatro objetivos que se se juntam para manter a prevenção e a segurança em grupo como algo prioritário para os trabalhadores.
O seu objetivo é centrar a atenção em fomentar e desenvolver condutas corretas e seguras, e aplica-se a todos os que trabalham com e para a Amey. Ter um compromisso pessoas com o Zero Code contribui com o nosso objetivo de Target Zero e reduz de maneira considerável o número de acidentes de trabalho que podem acontecer em ambiente de trabalho da Amey.

Veja o vídeo aqui.


Outros programas de saúde e bem-estar da Ferrovial Servicios

A Ferrovial Servicios aposta neste tipo de programas em todos os países em que está presente. Um exemplo disso é Hasavi, o programa de bem-estar que a FS tem em Espanha. Outro exemplo com estas características é o Programa de Assistência ao Colaborador, no Reino unido, onde se dá atenção personalizada em matérias de saúde e bem-estar mental. Por sua vez, na Austrália, promovem-se iniciativas como o Mental Health Check-In, que conseguiu com que mais de 700 trabalhadores da empresa realizassem um check-up de saúde mental.