Tecnologia de simulação virtual para reduzir os acidentes em estrada

A Amey lançou recentemente uma nova aplicação de realidade virtual para consciencializar os condutores dos perigos em adormecer ao volante.
Tecnologia de simulação virtual para reduzir os acidentes em estrada
2018-12-04
-

De acordo com a estratégia de segurança viária do Governo Britânico, a fadiga ao volante é um dos assuntos mais preocupantes na condução e que atinge empresas e particulares. Por isso, aumentar as medidas de segurança no trabalho tornou-se numa prioridade para inúmeras empresas. A Amey, em concreto, lançou recentemente uma nova aplicação de realidade virtual para consciencializar os condutores dos perigos em adormecer ao volante. Este simulador proporciona uma experiência revolucionária de 360 graus com movimentos e perceções que fazem com que o condutor sinta que está realmente a conduzir um veículo. O simulador fará parte da formação de 10.000 condutores da empresa no Reino Unido.

Gary Booton, Diretor de Segurança no Trabalho da Amey, explica que "Quando alguém está ou esteve perto de se envolver num acidente, está mais consciente das suas próprias habilidades. Por essa razão, criar uma ferramenta de realidade virtual que ajude os nossos profissionais a focarem-se na sua própria capacidade de condução, enquanto experimentam uma situação de fadiga – tudo num ambiente seguro – é uma excelente maneira das pessoas aprenderem”.

Formar e consciencializar os condutores através da tecnologia
Esta tecnologia de realidade virtual oferece aos seus colaboradores uma experiência que muda radicalmente os comportamentos de segurança. Ao recriar todas as condições de fadiga que um condutor pode sofrer, o objetivo é fazer, através de uma reprodução praticamente real de alguns eventos que podem acontecer na sua vida profissional, com que os condutores estejam e se sintam mais seguros. Destina-se a treinar e consciencializar o colaborador para criar condições de trabalho mais seguras nos contratos da empresa. Este projeto de realidade virtual foi desenvolvido em conjunto com a empresa Holovis e realizado no Reino Unido juntamente com outros produtos de formação para condutores que a Amey oferece.

Near Miss Simulator, realidade virtual para aumentar a segurança na manutenção de linhas férreas
O Near Miss Simulator  desenvolveu-se especificamente para os serviços de manutenção das linhas férreas, embora seja aplicável a qualquer função operacional realizada em ambientes onde a prevenção é a prioridade. O desenvolvimento do simulador de "quase” incidentes ainda está numa fase inicial. Foi criada uma prova do conceito para mostrar a ideia e demonstrar que a realidade virtual, combinada com outras tecnologias, pode ser usada para criar uma situação de imersão para fins de formação em matéria de prevenção.

Veja o vídeo aqui.

Mais informação:

• https://www.ferrovial.com/es/proyectos/near-miss-simulator/

• https://www.amey.co.uk/zerocode

• https://www.ferrovial.com/es/nuestro-compromiso-ferrovial/seguridad-y-salud-laboral/

• https://blog.ferrovial.com/es/2018/02/gamificacion-y-realidad-virtual-en-la-industria-ferroviaria/