Um novo robot para melhorar a manutenção preventiva de pontes rolantes chega à Ferrovial Servicios

O robot ICaRo foi criado com o objetivo de resolver as dificuldades de acesso a vias de percurso, melhorando o trabalho de manutenção preventiva, reduzindo custos e minimizando riscos laborais
Um novo robot para melhorar a manutenção preventiva de pontes rolantes chega à Ferrovial Servicios
2019-07-08
-

Uma equipa de gestão de manutenção industrial da Ferrovial Servicios criou um robot para facilitar e melhorar a manutenção preventiva em instalações de pontes rolantes. Este robot foi criado com o objetivo de resolver as dificuldades de acesso a vias de percurso, melhorando o trabalho de manutenção preventiva, reduzindo custos e minimizando riscos laborais.

O robot, de nome ICaRo (Inspetor de Carrileras Robotizado), pode ser operado remotamente durante o trabalho de inspeção. Desta forma, o robot grava através de uma câmara HD permitindo melhorar a inspeção do estado dos trilhos através do trajeto da ponte rolante. As pontes rolantes são ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento produtivo em qualquer ambiente industrial, sendo ativos críticos que devem ter tempos de paragem mínimos.

A ideia para este robot surgiu perante as dificuldades que se encontravam ao aceder a determinadas zonas das vigas, na altura de realizar a manutenção preventiva das pontes rolantes. A equipa de manutenção suspeitava que o trilho poderia ter soldaduras danificadas, já que, ao passar as rodas da ponte, o som da rolagem mudava em cada momento. Com este robot, foi possível visualizar remotamente onde se encontrava o problema e a gravidade do mesmo, sendo possível determinar posteriormente o plano de atuação para se fazerem as correções oportunas. Manuel Hernández Rubio, gestor técnico de obras da Ferrovial Servicios, foi o responsável pela criação e fabrico do robot.

ICaRo é um robot criado para um propósito concreto numa determinada tarefa, com a versatilidade de poder adaptar-se a otros meios. Assim, poderia ser reprogramado para adaptar-se a outros acessórios ou melhorias que se poderão estudar durante o uso prolongado que se der ao dispositivo.

O principal benefício deste dispositivo é uma melhoria operativa do trabalho de manutenção preventiva, já que o robot permite ver todo o percurso da via que, nalgumas situações, pode ser difícil ou impossível por dificuldades de acessibilidade. Para além disso, outras vantagens da sua utilização são a redução de custos ao aplicar menos tempo na inspeção, minimizando riscos laborais e uma menor afetação ao processo produtivo do cliente.

Um design único

Para o design do robot foram tidas em conta a altura dos trilhos e a amplitude da viga mais comuns. A dimensão das rodas, além das guias reguláveis, conferem ao robot uma robustez adequada que lhe permite avançar com segurança pelos trajetos onde a altura dos trabalhos é muito elevada. Contudo, a flexibilidade do chasis permite circular em zonas sujas e obstáculos que se podem encontrar durante a inspeção.

O equipamento tem incorporado uma câmara HD que se conecta com um pc através do wifi, onde se visualiza e grava o estado dos trilhos para posterior elaboração de relatórios e tratamento de imagens. O controlo do robot faz-se com o mesmo terminal PC através do Bluetooth, controlando com o teclado o movimento, velocidade e distância percorrida. Com a gravação em HD através da câmara dos inspetor pode-se verificar:

O estado de limpeza dos trilhos
 O estado de soldadura entre os trilhos e a viga de suporte
• A verificação do resíduo metálico para detetar possíveis danos na via ou rodas da ponte rolante
A verificação da situação do perfil guia e junções entre vários troços da via