Voluntariado corporativo na Ferrovial Serviços: capital humano e compromisso social

O voluntariado corporativo pode ser definido como uma forma através da qual as empresas mobilizam seu capital humano - incluindo conhecimento, competência, talento e valores - para apoiar as comunidades onde operam a enfrentar diferentes desafios.
Voluntariado corporativo na Ferrovial Serviços: capital humano e compromisso social
2019-03-01
-

O voluntariado corporativo pode ser definido como uma forma através da qual as empresas mobilizam seu capital humano - incluindo conhecimento, competência, talento e valores - para apoiar as comunidades onde operam a enfrentar diferentes desafios. Neste campo, a Ferrovial Servicios dá a oportunidade de realizar este tipo de iniciativas nas diferentes geografias em que atua. Experiências que favorecem, não só as comunidades, mas também a própria empresa e os seus Colaboradores.

"O impacto na pessoa com que se trabalha no voluntariado é muito grande. O enriquecimento e a experiência adquirida são muito altos e fazem com que te sintas mais identificado e procures mais oportunidades para trabalhar como voluntário", diz Julio Bel, gerente de serviços ambientais da Ferrovial Servicios, que participou em vários programas de voluntariado. Em Espanha, a Ferrovial Servicios desenvolve oficinas de empregabilidade para grupos em risco de exclusão social com a Fundação Integra, bem como o programa Escola de Ofícios, que integra Colaboradores em trabalho voluntário.

Em Portugal, a Ferrovial Serviços colabora na Animaia, uma iniciativa que se celebra no âmbito do dia mundial da criança e do ambiente. Graças a essa experiência, os voluntários projetam, constroem e desenvolvem workshops onde ensinam as crianças a ter atitudes mais sustentáveis. "É um momento de partilha de conhecimento, sentes uma gratidão enorme e tens, ao mesmo tempo, a sensação que és tu que está a aprender”, destaca Leandra Abreu, voluntária da Ferrovial Serviços na iniciativa Animaia.

No Reino Unido, a Amey promove dias de voluntariado, onde durante um dia por ano os Colaboradores trabalham num projeto na comunidade local, gerido por uma organização sem fins lucrativos no apoio a uma meta relacionada com o ambiente, educação ou emprego de acordo com os objetivos da empresa.

Na América do Norte, são desenvolvidos os chamados Construction Career Days. Trata-se de um evento em que os voluntários informam os alunos que vão ingressar na Universidade das diferentes opções profissionais que têm e dos trabalhos associados à atividade da empresa, desenvolvendo um trabalho de assessoria. "Foi uma oportunidade fantástica para partilhar a minha paixão pelo que faço com estes jovens que estão a começar a pensar sobre as suas próprias carreiras", diz Fábio Álvarez, Colaborador da Ferrovial Servicios da América do Norte.


Veja o vídeo aqui.