Workshop Innovative Solutions for Municipal Waste Management

Centro de Inovação de Infraestruturas Inteligentes apresenta projeto Zenrobotics na Lipor
Workshop Innovative Solutions for Municipal Waste Management
2019-06-25
-

CI3 – Centro de Inovação de Infraestruturas Inteligentes - em parceria com a Ferrovial Serviços e a Lipor, organizou recentemente o Workshop Innovative Solutions for Municipal Waste Management, nas instalações da Lipor e contou com a presença de mais de 20 participantes de empresas públicas e privadas.

A manhã iniciou com as boas-vindas e as apresentações do Administrador Delegado da Lipor, Fernando Leite, do Administrador Delegado da Ferrovial Serviços, Tiago Borges, e da Project Manager de Inovação do CI3, Sílvia De La Orden.

A apresentação do Zenrobotics foi feita por Elisabet Gonzalez, Responsável de Inovação do Departamento de Inovação e Desenvolvimento do Centro de Excelência da Ferrovial Servicios. Este projeto visa alcançar os princípios da economia circular através da introdução de um robot de inteligência artificial numa planta de tratamento de resíduos sólidos municipal, para separar melhor os resíduos urbanos que podem ser reutilizados ou reciclados de uma forma mais seletiva, reduzindo a necessidade de materiais recém-fabricados e a poluição associada a estes.

Este projeto foi, ainda, debatido na mesa redonda "Status of the robotics in waste Management plants”, cuja moderação esteve a cargo de Jaume Cabre, Diretor de Inovação do Centro de Excelência do Ambiente da Ferrovial Servicios,  e que contou com a participação de Luísa Magalhães - Diretora Geral da Smart Waste Portugal, Vicente Galván - Diretor do Centro de Excelência do Ambiente da Ferrovial Servicios, Pedro Sousa, Responsável da Ferrovial Serviços pela exploração do Centro de Triagem da Lipor, e Hélder Filipe, Técnico da Divisão de Logística e Infraestruturas da Lipor. Durante o debate foi possível conhecer a opinião de especialistas das diferentes empresas públicas e privadas no setor dos resíduos que ajudaram a entender o papel e o estado em que se encontra a inovação na gestão de resíduos em Portugal.

Após o trabalho de grupo sobre os principais desafios apresentados, o Workshop terminou com a visita à Central de Valorização Multimaterial da Lipor.


Sobre o CI3

O Centro de Inovação de Infraestruturas Inteligentes é uma fundação sem fins lucrativos e de interesse geral, cuja finalidade consiste em contribuir para o fomento, promoção e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicações (TIC) aplicadas às infraestruturas.

Promovido por três fundadores - Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha (JCCM), Universidade de Alcalá (UAH) e Ferrovial - a missão do CI3 é transformar-se numa referência de âmbito nacional e internacional na investigação, desenvolvimento e inovação de produtos e serviços de tecnologias para projetos de infraestruturas avançados, tanto em ambientes urbanos como interurbanos.